Seminário no RJ aborda importância da educação como proteção contra violência
(Reprodução/Facebook)

Nesta próxima semana, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, acontece o seminário “Educação é Proteção contra a Violência”. Realizado pelo UNICEF e a Cidade Escola Aprendiz, o encontro acontece nos dias 17 e 18 de junho. O foco será nas alternativas para a questão da importância da educação na proteção contra a violência.

LEIA MAIS: Últimos dias para as inscrições do Prêmio Desafio 2030

O seminário vai reunir especialistas, autoridades, sociedade civil e lideranças adolescentes. Lá, eles vão discutir o impacto da violência na vida de crianças e adolescentes. Além disso, vão debater como a educação pode ser uma estratégia essencial de proteção contra as diferentes formas de violência.

Educação para combater violência

O evento começa às 9h, com uma jovem carioca lendo um manifesto pelo fim da violência nas escolas e comunidades. Lays dos Santos fez parte de um grupo de 100 jovens de diferentes países, que se reuniram em Joanesburgo para elaborar o texto.

Depois da abertura, especialistas nacionais e internacionais vão apresentar um cenário sobre o tema, com dados, análises e recomendações. Esse panorama faz parte de uma publicação que será lançada pelo UNICEF durante o evento. Além de reunir dados e recomendações, o texto traz marcos legais, conceitos e iniciativas brasileiras que unem educação e enfrentamento das violências.

OLHA SÓ: Inscrições abertas para 2ª edição do Edital Elas Periféricas (SP)

No decorrer do dia, grupos de trabalho produzirã reflexões e propostas sobre o tema. O segundo dia terá como tema central o enfrentamento da exclusão escolar no Estado do Rio de Janeiro, através da estratégia Busca Ativa Escolar.

O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do UNICEF Brasil no YouTube. Veja mais informações sobre o evento aqui. Você também pode conferir a programação aqui.