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A importância do relacionamento de conteúdos no desempenho escolar das crianças

Imagem de dois meninos sentados na grama observando um livro
Imagem de dois meninos sentados na grama observando um livro
(Pixabay)

Com disciplina e periodicidade, o ser humano pode aprender qualquer coisa que desejar. Isso acontece porque a nossa massa cerebral é maleável. Por esse motivo, maioria das pessoas consegue assimilar um novo idioma, por exemplo.

No entanto, o cérebro de uma criança, antes de 6 anos, está em um momento ideal para o bilinguismo orgânico. Mas, no cenário escolar, o que acontece é que muitos estudantes recebem uma carga elevada de informações e responsabilidades que vão além das disciplinas de matemática e português.

Habilidades cognitivas

Então, como resolver essa dificuldade de atenção dos alunos que são expostos a tanta informação? E também ajudá-los a irem bem nas escola? Uma maneira interessante de ajudar essa problemática é despertar as habilidades cognitivas dos estudantes.

Augusto Jimenez, psicólogo e gestor educacional da Minds Idiomas, realizou uma pesquisa nas 70 unidades da rede. Ele obteve o resultado analisando mais de 1.000 alunos, por seis meses, e o resultado foi palpável. Mais de 60% dos estudantes melhoraram o desempenho escolar no último semestre de 2017. Além disso, foi feito um trabalho de aconselhamento aos alunos, os ouvindo toda semana. Constatou-se que além da melhora escolar, nas notas, houve uma elevação na autoconfiança e na habilidade de escuta.

Interdisciplinaridade e conhecimentos relacionados

Isso acontece porque ao aprender um novo idioma a mente é exercitada de uma maneira diferente do comum. O que faz com que as conexões neurais entre o conteúdo de outras disciplinas se unam com os conhecimentos que este aluno teve com um segundo dialeto. Os estudantes conseguem resolver testes analíticos e visuais em menos tempo e com redução de erros “Conforme as crianças de 9 a 13 anos foram passando de nível nos testes de inglês percebemos que estavam mais desenvoltas na capacidade lógica argumentativa. Essa rapidez na solução de problemas é o que interferiu nas demais matérias escolares”, conta Jimenez.

Além de novos idiomas, é muito importante o ensino lúdico para o desenvolvimento dos alunos. O uso de jogos, atividades dinâmicas, diálogos e o envolvimento da família são alternativas muito interessantes para esse processo.

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