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Redes de aprendizagem – Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender – UNICEF

Imagem da capa da pesquisaRedes de aprendizagem, da UNICEF

Imagem da capa da pesquisaRedes de aprendizagem, da UNICEF

 

Publicada pela UNICEF, esse material mostra os resultados da pesquisa Redes de Aprendizagem. O principal objetivo desse estudo foi identificar boas práticas de redes municipais de ensino espalhadas pelo Brasil.

Entre os meses de outubro e novembro de 2007, 18 pesquisadoras foram a campo com o objetivo de descobrir quais as características de 37 redes municipais de escolas do Ensino Fundamental em que o direito de aprender de meninos e meninas está sendo assegurado.

Para entender os motivos do sucesso dessas redes, as pesquisadoras entrevistaram dirigentes municipais de Educação, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e conselheiros. Cada um deles apontou as razões que acreditam terem sido importantes para a aprendizagem de alunos e alunas. O levantamento constatou que essas redes têm em comum o compromisso com o direito de aprender. É ele que guia a busca de soluções e práticas que são diversas.

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