A Clubes TED-Ed é uma iniciativa direcionada para alunos e professores que, recentemente, foi lançada em português. Esse programa é voltado para os ensinos fundamental e médio e busca estimular as ideias no ambiente escolar. Assim, Educadores e escolas públicas e privadas podem se cadastrar como líder de Clube TED-Ed e implementar o programa com os seus alunos.

Elena Crescia, fundadora e curadora do TEDxSãoPaulo, lidera o projeto no Brasil. De acordo com a especialista, essa é maneira complementar de educação para transformar quem ensina e quem aprende. “Nosso objetivo ao trazer os Clubes TED-Ed para o Brasil é dar voz às crianças e adolescentes. E mostrar a importância da divulgação de suas ideias, como um suplemento para o que elas aprendem nas salas de aula. Acreditamos no poder das ideias de transformar atitudes, mudar vidas e fazer do mundo um lugar melhor.”

LEIA MAIS: Educadora Tonia Casarin fala sobre o o erro no TEDx Youth, na Holanda

Quer participar do Clubes TED-Ed Brasil?

Os docentes interessados podem se inscrever no site dos Clubes TED-Ed do Brasil. Os grupos participantes passarão por 13 treze encontros com um professor líder da própria escola. O processo será dividido em quatro etapas: inspiração; consolidação; comunicação e apresentação.

Ao completar o ciclo de reuniões, os participantes devem organizar um evento em seu próprio colégio. Nele, apresentam e compartilham as ideias desenvolvidas ao longo dos encontros. Todos eles serão publicados no canal Clubes TED-Ed, no YouTube.

Os Clubes TED-Ed estão presente em mais de 100 países. Incentivam alunos a encontrar a própria inspiração, construir ideias, comunicá-las ao público. O resultado é apresentado no formato das palestras TED, reconhecidas mundialmente. “Os educadores que oferecem aos seus alunos a possibilidade de participar de um Clube TED-Ed estão dispostos a ouvir as ideias dos alunos e atuar como facilitadores no processo da preparação das apresentação das ideias”, disse Elena Crescia.

Post com resumo e modificações produzidas pelo Caindo no Brasil da publicação “Projeto TED voltado para educação chega ao Brasil em português”, da Débora Thomé para o Inoveduc. Leia a matéria original e na íntegra clicando no link.