Imagem de criança participante do Programa Paralapracá
(Reprodução/Centro de Referências em Educação Integral)

A fim de possibilitar a aprendizagem colaborativa, está no ar a plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Em busca da ampliação de repertório, a ferramenta foi disponibilizada pelo Paralapracá. A organização é uma frente de formação de profissionais da Educação Infantil realizada pela Avante – Educação e Mobilização Social.

A ferramenta reúne conteúdos e instrumentos de apoio com múltiplas linguagens para os professores da Educação Infantil. Ela serve como um repositório de práticas culturais e pedagógicas e sugestões de atividades. Além disso, há inspirações sobre como usar recursos digitais para a produção de registros pedagógicos mais criativos. Ou seja, ela pode ser um auxílio para promover o engajamento e desempenho por parte dos alunos.

A maior parte do material disponibilizado no site está aberto para todas as pessoas interessadas. Basta a realização de um cadastro para a navegação.

O programa

A metodologia do Paralapracá, chancelada pelo MEC/2015 e indicada ao Prêmio Criança da Fundação Abrinq, visa a melhoria da qualidade do atendimento às crianças. Além disso, ele busca promover seu desenvolvimento integral por meio da formação continuada dos profissionais da Educação Infantil das redes municipais de Educação.

Para isso, valoriza os saberes de cada localidade e amplia as referências teórico-práticas dos docentes a partir das orientações nacionais para o segmento, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil.

Matéria publicada pelo Centro de Referências em Educação Integral.