Fotografia de aproximadamente 26 jovens posando para a foto em cima de um palco. Todos estão sorrindo.

O que você faria, criaria, se não tivesse a obrigação? O que você desenvolveria se pudesse escolher? Que assunto te interessa?

O educador Varlei Xavier abriu uma mentoria que faz parte do seu Doutorado Informal, chamado “Missão Encantamento”. Desde 2015 ele tem desenvolvido sua própria jornada de aprendizagem, promovendo diversas entregas públicas. Uma delas é a Jornada C.A.P.E.S (Curiosidade – Autonomia – Percurso – Entrega – Sabedoria). Esse é um Programa de Aprendizagem Autodirigida realizado no Centro Educacional Solaris baseado nos 5 Princípios do Doutorado Informal. 

NÃO PERCA: Biblioteca Pró-Saber e o poder transformador da leitura

Com inscrição até o dia 30 de maio, ele vai promover encontros em videoconferência para jovens de 12 a 17 anos. O objetivo é apoiá-los na aventurar que é promover sua própria aprendizagem autodirigida. Com esse programa gratuito, que pode alcançar todos os cantos do Brasil, o educador amplia as ações dessa iniciativa e pode testar seu potencial de escala.

O percurso da mentoria será construído no processo, conforme os próprios passos. No entanto, a proposta inicial criada pelo jovem será recebida logo no início pelo educador. Caso haja uma procura maior do que a demanda de 5 jovens, Varlei fará uma seleção com base nos seguintes critérios: interesse e alinhamento demonstrado pela proposta; disponibilidade; impacto social, econômico, emocional na vida do(a) jovem.

Você pode conferir mais do projeto e se inscrever com o próprio Varlei no seu facebook pessoal até dia 21. Confira também seu site e podcasts, outras produções públicas do seu doutorado. 

 

Palhaço educador e Doutorado Informal: aprendizagem autodirigida