Movimento Empresa Júnior promove desenvolvimento social e educação prática

O quanto um universitário pode impactar durante sua graduação? Essa é uma das perguntas que pairavam sobre a cabeça de um grupo de jovens quando fundaram o Movimento Empresa Júnior. Também conhecido como MEJ, atualmente esse é o maior movimento de articulação empreendedora jovem do Brasil.

Imagem de seis homens em uma obra sorrindo para a foto
Trabalhadores da Usina Fátima do Sul e os membros Rafael Pinholi e Lucas Gasparini da Alicerce Empresa Júnior. (Foto: Alicerce)

Esses jovens se juntam dentro do ambiente universitário para formar empresas em sua área de formação. Formadas por estudantes de todas as áreas, eles chamaram esse projeto de Empresas Juniores. Conhecidas também como EJs, elas prestam serviços em suas áreas de atuação para clientes reais, com preços até 75% mais baixos que o do mercado.

O movimento empresa júnior tem como propósito impactar a economia do país e a sociedade. Eles buscam fazer isso através de projetos realizados e fomentam a cultura empreendedora dentro das universidades pelo aprendizado na prática. Estimulando, assim, maior engajamento e sentido na educação

Diminuir impactos ambientais

Só em São Paulo existem inúmeras iniciativas de sucesso. Uma delas é um projeto de engenharia civil com a Alicerce Empresa Júnior, na UNESP de Ilha Solteira. Eles fizeram um grande conjunto de projetos estruturais para um galpão de máquinas da Usina Fátima do Sul. O projeto incluía um pavimento para suportar treminhões e o dimensionamento do coletor e separador de óleo proveniente da lavagem de caminhões para preservação do solo e lençol freático do ambiente. “O projeto foi precificado bem abaixo do preço de mercado para que nosso cliente pudesse custeá-lo. Assim, também podemos diminuir os impactos ambientais no local”, conta Rafael Pinholi, diretor presidente da EJ.

LEIA MAIS: Através de empresa júnior, universitários realizam projeto sustentável de gerenciamento de resíduos com hotel de ecoturismo

Imagem de uma jovem sorrindo ao lado de um homem, segurando um contrato
Maria Eduarda da PROMAD Jr. com Geraldo Cesar Cerdeira, secretário da Prefeitura de Itapeva mostrando o contrato do projeto fechado. (Foto: PROMAD Jr.)

Gerar renda

Na área de engenharia de madeiras, a PROMAD Jr., da UNESP de Itapeva, também realizou um projeto com a Prefeitura da cidade. Eles trabalharam com o tratamento térmico de madeira para a construção de cinco pontes na zona rural. Assim, possibilitando uma melhoria na locomoção da população da cidade. Para o tratamento, foi movimentado o laboratório de preservação de madeira da UNESP, que raramente é usado devido ao custo de utilização. Isso gerou recursos para a faculdade poder investir mais em seus equipamentos e ao mesmo tempo gerou lucro para a empresa júnior, permitindo uma melhor capacitação de seus membros.

Influenciar a economia local

Já em São Carlos, a EDIFICar JR, da UFSCAR, fez um projeto elétrico para um quiosque de um shopping de São Paulo no tempo recorde de apenas 15 dias. O cliente Frederico Diniz, empreendedor aposentado, precisava de uma solução para a cobertura da caixa de energia e de um layout do quiosque para abrir a sua franquia. Isso possibilitou uma maior oferta de empregos e um impacto na economia do local.

OLHA SÓ: Universitários impulsionam resultados de empresas com projetos de baixo custo

Movimento Empresa Júnior

Essa rede brasileira conta com mais de 600 empresas juniores, compostas por mais de 20 mil empresários juniores. Só no ano passado, eles realizaram mais de 11 mil projetos como os que foram citados. O movimento empresa júnior existe internacionalmente em 40 países, e o Brasil é um grande destaque.

No estado de São Paulo, são cinco instâncias que representam, unem e desenvolvem essas empresas juniores. Cada uma representa uma instituição de ensino: o Núcleo UNESP; o NUJ (Núcleo UFSCar Júnior); a USP Júnior,;o Núcleo Unicamp; e a FEJESP, que coordena os Núcleos e as empresas júniores de outras universidades.

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *