A Little Maker anuncia o lançamento da Plataforma Digital Significa, uma ferramenta para gestores, educadores, alunos e pais, que avalia e estimula o desenvolvimento socioemocional aliado à aprendizagem significativa do currículo escolar. 

A tecnologia é totalmente alinhada a uma tendência emergencial na educação: preparar crianças e adolescentes para as competências do século 21, tema que já orienta a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Aprendizagem com significado pessoal e emocional

A plataforma é centrada no processo de aprendizagem criativa, termo cunhado no MIT Media Lab, que permeia toda a metodologia da Little Maker, proporcionando significado pessoal e emocional ao processo de aprendizagem das crianças.

“A aprendizagem criativa mantém os princípios de livre escolha de ideias, ferramentas e materiais para ajudar as crianças a tomar decisões com mais significado pessoal. Este significado aprofunda o aprendizado, engaja, desenvolve autonomia, protagonismo e expande a visão criativa das crianças, contemplando as competências emocionais essências ao mundo de hoje, as competências do século 21”, diz Diego Thuler, fundador da Little Maker.

Para Leo Burd, pesquisador do MIT Media lab, a plataforma Significa confere mais significado ao processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que proporciona um acompanhamento próximo de cada perfil de estudante. “A aprendizagem criativa incentiva o desenvolvimento de projetos significativos para cada aprendiz. A Plataforma Significa ajuda a viabilizar esses projetos na escola, facilitando a reflexão sobre o processo de aprendizado e possibilitando o acompanhamento individualizado de cada aluno”, diz Burd.

Painel de análise do desenvolvimento de competências socioemocionais da Little Maker

Com interface amigável e altamente dinâmica, a ferramenta disponibiliza recursos, como portfólio digital, gráficos e indicadores que oferecem informações valiosas sobre a evolução dos estudantes durante o processo de aprendizagem. O sistema permite que professores tenham uma visão mais aprofundada sobre os pontos de força e atenção de cada aluno. Além disso, oferece ao gestor um panorama atualizado sobre cada aluno, educador e turmas. Ademais, a Significa possibilita aos pais um acompanhamento próximo, eficiente e prazeroso da vida estudantil de seus filhos.  

Lançamento oficial

A plataforma é fruto de três anos de experiência e vivência de desafios e necessidades nas oficinas da Little Maker. O lançamento oficial da Significa será no dia 08 de maio, na Bett Educar, stand 36D.