Guia de sobrevivência da educação inovadora

[vc_row css=”.vc_custom_1572065781475{margin-bottom: 30px !important;}”][vc_column width=”1/2″ css=”.vc_custom_1572065183995{padding-top: 30px !important;}”][vc_single_image image=”10384″ img_size=”full”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Guia de sobrevivência da educação inovadora

Um livro prático com diversos olhares para apoiar você a fazer seu projeto ou trabalho em educação formal e não-formal continuar e crescer.

Quantos projetos educacionais que você conhece “morreram” no último ano? Pensando no desafio de continuidade e sustentabilidade de projetos realizados dentro e fora de sala de aula, lançamos o Guia de sobrevivência da educação inovadora.

Caio Dib elencou os dez principais desafios para que essa continuidade aconteça. “Dar aulas no ensino básico e superior, fazer um projeto em uma ONG ou até mesmo participar de um projeto paralelo já é bastante trabalhoso. Muitas vezes, não conseguimos dar tanta atenção à pontos que são muito importantes, como colaboração, registro e divulgação do projeto, negociação com tomadores de decisão e até mesmo financiamento”, conta. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” gap=”20″ css=”.vc_custom_1572065459753{background-color: #f0f0f0 !important;}”][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Ficou curioso? Faça download grátis da introdução

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_raw_html]JTNDJTIxLS0lMjBGb3JtdWwlQzMlQTFyaW8lMjAtLSUzRSUwQSUzQ3N0eWxlJTNFYm9keSUyMCU3QmJhY2tncm91bmQtY29sb3IlM0ElMjB0cmFuc3BhcmVudCUyMCUyMWltcG9ydGFudCUzQiUyMCU3RCUyMCUzQyUyRnN0eWxlJTNFJTBBJTIwJTIwJTIwJTNDbGluayUyMHJlbCUzRCUyN3N0eWxlc2hlZXQlMjclMjBocmVmJTNEJTI3aHR0cHMlM0ElMkYlMkZibG9iLmxsaW1hZ2VzLmNvbSUyRm1hY2hpbmUtZmlsZXMlMkZhbGwtY3NzJTJGZm9ybS1sbC5jc3MlMjclM0UlMEElMjAlMjAlMjAlM0Nmb3JtJTIwYWN0aW9uJTNEJTIyaHR0cHMlM0ElMkYlMkZwYWdpbmFzLnJvY2tzJTJGUGFnZXMlMkZJbmRleCUyRjI1NjcyMCUyMiUyMG1ldGhvZCUzRCUyMnBvc3QlMjIlMjAlM0UlMjAlMjAlMEElMjAlMjAlMjAlM0NpbnB1dCUyMGlkJTNEJTIyaWQlMjIlMjBuYW1lJTNEJTIyaWQlMjIlMjB0eXBlJTNEJTIyaGlkZGVuJTIyJTIwdmFsdWUlM0QlMjIyNTY3MjAlMjIlMjAlMkYlM0UlMjAlMjAlMEElMjAlMjAlMjAlM0NpbnB1dCUyMGlkJTNEJTIycGlkJTIyJTIwbmFtZSUzRCUyMnBpZCUyMiUyMHR5cGUlM0QlMjJoaWRkZW4lMjIlMjB2YWx1ZSUzRCUyMjk1MDc2MTYlMjIlMjAlMkYlM0UlMjAlMjAlMEElMjAlMjAlMjAlM0NpbnB1dCUyMGlkJTNEJTIybGlzdF9pZCUyMiUyMG5hbWUlM0QlMjJsaXN0X2lkJTIyJTIwdHlwZSUzRCUyMmhpZGRlbiUyMiUyMHZhbHVlJTNEJTIyMjU2NzIwJTIyJTIwJTJGJTNFJTIwJTIwJTBBJTIwJTIwJTIwJTNDaW5wdXQlMjBpZCUzRCUyMnByb3ZpZGVyJTIyJTIwbmFtZSUzRCUyMnByb3ZpZGVyJTIyJTIwdHlwZSUzRCUyMmhpZGRlbiUyMiUyMHZhbHVlJTNEJTIybGVhZGxvdmVycyUyMiUyMCUyRiUzRSUyMCUyMCUyMCUwQSUyMCUyMCUyMCUzQ2xhYmVsJTIwZm9yJTNEJTIybmFtZSUyMiUzRU5vbWUlM0ElM0MlMkZsYWJlbCUzRSUyMCUyMCUyMCUwQSUyMCUyMCUyMCUzQ2lucHV0JTIwY2xhc3MlM0QlMjJmb3JtLWNvbnRyb2wlMjBmb3JtLWxsJTIyJTIwaWQlM0QlMjJuYW1lJTIyJTIwbmFtZSUzRCUyMm5hbWUlMjIlMjBwbGFjZWhvbGRlciUzRCUyMkluZm9ybWUlMjBvJTIwc2V1JTIwbm9tZSUyMiUyMHR5cGUlM0QlMjJ0ZXh0JTIyJTIwJTIwJTJGJTNFJTIwJTIwJTIwJTBBJTIwJTIwJTIwJTNDbGFiZWwlMjBmb3IlM0QlMjJlbWFpbCUyMiUzRUUtbWFpbCUzQSUzQyUyRmxhYmVsJTNFJTIwJTIwJTIwJTBBJTIwJTIwJTIwJTNDaW5wdXQlMjBjbGFzcyUzRCUyMmZvcm0tY29udHJvbCUyMGZvcm0tbGwlMjIlMjBpZCUzRCUyMmVtYWlsJTIyJTIwbmFtZSUzRCUyMmVtYWlsJTIyJTIwcGxhY2Vob2xkZXIlM0QlMjJJbmZvcm1lJTIwbyUyMHNldSUyMGVtYWlsJTIyJTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMjIlMjAlMkYlM0UlMjAlMjAlMEElMjAlMjAlMjAlM0NidXR0b24lMjBjbGFzcyUzRCUyMmJ0biUyMGJ0bi1kYW5nZXIlMjIlMjBzdHlsZSUzRCUyMnBhZGRpbmclM0ElMjAxMHB4JTIwNDBweCUzQiUyMG1hcmdpbiUzQTE1cHglMjAwJTIwNXB4JTNCJTIwYmFja2dyb3VuZC1jb2xvciUzQSUyMHJnYmElMjgyNTUlMkMlMjAwJTJDJTIwMTAzJTJDJTIwMSUyOSUzQiUyMGJvcmRlci1jb2xvciUzQSUyMHJnYmElMjgyNTUlMkMlMjAwJTJDJTIwMTAzJTJDJTIwMSUyOSUyMCUyMWltcG9ydGFudCUzQiUyMCUyMiUyMHR5cGUlM0QlMjJzdWJtaXQlMjIlM0VFVSUyMFFVRVJPJTIxJTNDJTJGYnV0dG9uJTNFJTIwJTIwJTBBJTIwJTIwJTIwJTNDaW5wdXQlMjB0eXBlJTNEJTIyaGlkZGVuJTIyJTIwaWQlM0QlMjJzb3VyY2UlMjIlMjBuYW1lJTNEJTIyc291cmNlJTIyJTIwdmFsdWUlM0QlMjIlMjIlMjAlMkYlM0UlMjAlMjAlMEElMjAlMjAlMjAlM0NpbWclMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRmxsaW1hZ2VzLmNvbSUyRnJlZGlyZWN0JTJGcmVkaXJlY3QuYXNweCUzRkElM0RWJTI2cCUzRDk1MDc2MTYlMjZtJTNEMjU2NzIwJTIyJTIwc3R5bGUlM0QlMjJkaXNwbGF5JTNBJTIwbm9uZSUzQiUyMiUyMCUyRiUzRSUwQSUzQyUyRmZvcm0lM0U=[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Adquira já o seu livro ou aproveite nosso combo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″]

Guia de sobrevivência da educação inovadora

R$35,90

Em estoque

Categoria:

Descrição

UM LIVRO PRÁTICO

Todos os livros são autografados pelo autor.

Quantos projetos educacionais que você conhece “morreram” no último ano? Pensando no desafio de continuidade e sustentabilidade de projetos realizados dentro e fora de sala de aula, reunimos aprendizados práticos para apoiar você a continuar transformando a educação.

São 10 capítulos que contam com os aprendizados das entrevistas com especialistas em educação e de áreas com desafios semelhantes. Afinal, o que educadores, gestores educacionais, engenheiros aeroespaciais, preparadores vocais e outros profissionais podem nos ensinar para que nossos projetos educacionais sejam sustentáveis e cada vez mais potentes?

0
livros vendidos

QUER UMA RESENHA?

NA MíDIA

Drops Amplifica

O Amplifica Educação também criou uma breve resenha do livro =)

Podcast Edu e Dai

Grupo de Estudos e Porvir

Você também pode conferir o relato do grupo de estudos Educadores em Rede ou ler a matéria do Porvir.

Avaliações

  1. Carolina Silva

    O livro funciona apenas para Educação Básica ou pode ser aproveitado em outras realidades?

  2. Esther Leblanc

    O livro me inspirou muito e trouxe dicas práticas!

  3. Antonia Burke

    O título é super apropriado: o livro é, de fato, um guia de sobrevivência para o educador que observa, questiona e sonha em realmente transformar a educação e ajudar a diminuir as desigualdades e injustiças ainda tão presentes no nosso cotidiano.

    O Caio é super didático, as histórias são emocionantes e você termina de ler com a sensação de que o sonho pode sair do papel. Gostei tanto que fiz o curso de Design Thinking, que foi essencial para tocar os projetos que hoje desenvolvo. Livrão!

  4. Amiris P Serdeira

    O Guia é um livro que cria canais de diálogo, tanto com o leitor, mas também do leitor com seu ambiente. De uma forma muito descontraída, bem-estruturada e bonita, dá insights para pensar processos de co-criação com adores da dinâmica escolar.
    Como um guia, me senti provocada a voltar várias vezes para reler algumas passagens.
    Recomendo!

  5. Lyna Malheiros

    Este guia é um dos livros mais necessários para todos que estão nessa luta pela transformação da nossa educação. Ele nos dá, de uma forma extremamente didática e deliciosa de ler, ferramentas e ideias para ações que nos tira da inércia e nos coloca num lugar de sede de mudança! É um convite a participar da revolução educacional que tanto precisamos!

  6. Fabiana Raulino

    Com uma linguagem leve, criativa e reflexiva, Caio Dib nos pega pela mão em uma jornada que parte desde a empatia até a criação de verdadeiras experiências transformadoras de aprendizagem.

    O livro acolhe desde as pessoas que começam agora a desenvolver seu interesse por educação até para nós, educadores de longa data, que buscamos cada vez mais uma curadoria que nos acolha em um mundo com transformações cada vez mais significativas. Ele consegue ampliar nosso repertório para enxergar novas possibilidades em todas as áreas de atuação.

  7. Maria Barge

    Leitura fácil, rápida e muito didática. Um livro muito legal para quem tem vontade de fazer diferente e não sabe como ou para quem já está arriscando novas estratégias, mas precisa de ajuda para manter seus projetos rodando num ambiente muitas vezes burocrático e com recursos escassos. Literalmente um passo-a-passo de sobrevivência para projetos inovadores.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[/vc_column][vc_column width=”1/2″]
[/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

A opinião de educadores sobre o livro

O prefácio do Guia de Sobrevivência da Educação Inovadora foi escrito por Maria Eduarda Gomes, que foi professora de Língua Portuguesa em uma escola pública na periferia de Cuiabá (MS) pelo Ensina Brasil e hoje colabora com a ONG Verdescola:

“No cotidiano dos professores, fica fácil entender porque o universo tende ao caos. A tentativa de deixar as aulas mais interessantes e próximas da realidade dos alunos se mistura com o plano de desenvolver um projeto extraclasse e termina na lembrança de que ainda falta corrigir as provas de duas turmas.

Fui até a física me confortar porque Caio Dib me levou em uma viagem por outras áreas do conhecimento e trouxe na bagagem um presente para nós educadores. Como lidar com a turbulência do chão da escola e sustentar os projetos inovadores? A manutenção é mesmo um desafio e a termodinâmica já contou essa história. Me inspiro nas analogias assertivas de Caio: precisamos colocar energia no sistema! A escrita concisa e prática anima e alimenta nossa vontade de fazer acontecer. As dicas nos encorajam, já que as ferramentas apresentadas podem de fato nos ajudar a sustentar nossos sonhos na realidade. 

O Guia de sobrevivência da educação inovadora nos revela alguns caminhos possíveis que já foram trilhados por diversos educadores e especialistas. A visão panorâmica e criativa de Caio resulta em um livro que incita a práxis docente. É impossível só ler.  A praticidade presente em todas as páginas nos convida a entrar e sair da sala de aula renovados e com resultados! Em tempos de urgência por mudança, esse livro é catalisador!”

O que você vai encontrar no livro?

  • Prefácios da Priscila Cruz (Movimento Todos pela Educação) e Cléssio Bastos (professor de escola pública rural em Goiás)
  • Introdução ao livro e porque trabalhei com pontos de vista de educadores e profissionais de outras áreas
  • Porque é importante conhecer sua turma
  • Base teórica, pra que te quero!
  • O desafio da colaboração
  • A arte de negociar
  • Trabalho bom é trabalho registrado
  • A importância de medir seu impacto
  • Nas manchetes do jornal: divulgue seu trabalho
  • Pagando as contas: dinheiro também importa
  • E essa saúde? Pensando na saúde integral dos educadores

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Com quem conversamos

Para escrever o livro, falamos com diversos profissionais da educação e de outras áreas que podem contribuir para o trabalho dos educadores brasileiros.  Entrevistamos professores de sala de aula, educadores informais, profissionais do Terceiro Setor, astrônomos, engenheiros, preparadores vocais e mentais, psicomotristas e outras pessoas que conseguem encontrar soluções criativas para esses desafios.

“Nunca imaginei que aprenderia sobre colaboração com um engenheiro aeroespacial ou sobre como cuidar da saúde com um preparador vocal. Também pude conhecer vários professores e educadores que se destacam e fazem a diferença com os recursos que têm”, contou Caio.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5114″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” gap=”30″][vc_column][vc_column_text]

Adquira já o seu livro ou aproveite nosso combo

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″]

Guia de sobrevivência da educação inovadora

R$35,90

Em estoque

Categoria:

Descrição

UM LIVRO PRÁTICO

Todos os livros são autografados pelo autor.

Quantos projetos educacionais que você conhece “morreram” no último ano? Pensando no desafio de continuidade e sustentabilidade de projetos realizados dentro e fora de sala de aula, reunimos aprendizados práticos para apoiar você a continuar transformando a educação.

São 10 capítulos que contam com os aprendizados das entrevistas com especialistas em educação e de áreas com desafios semelhantes. Afinal, o que educadores, gestores educacionais, engenheiros aeroespaciais, preparadores vocais e outros profissionais podem nos ensinar para que nossos projetos educacionais sejam sustentáveis e cada vez mais potentes?

0
livros vendidos

QUER UMA RESENHA?

NA MíDIA

Drops Amplifica

O Amplifica Educação também criou uma breve resenha do livro =)

Podcast Edu e Dai

Grupo de Estudos e Porvir

Você também pode conferir o relato do grupo de estudos Educadores em Rede ou ler a matéria do Porvir.

Avaliações

  1. Carolina Silva

    O livro funciona apenas para Educação Básica ou pode ser aproveitado em outras realidades?

  2. Esther Leblanc

    O livro me inspirou muito e trouxe dicas práticas!

  3. Antonia Burke

    O título é super apropriado: o livro é, de fato, um guia de sobrevivência para o educador que observa, questiona e sonha em realmente transformar a educação e ajudar a diminuir as desigualdades e injustiças ainda tão presentes no nosso cotidiano.

    O Caio é super didático, as histórias são emocionantes e você termina de ler com a sensação de que o sonho pode sair do papel. Gostei tanto que fiz o curso de Design Thinking, que foi essencial para tocar os projetos que hoje desenvolvo. Livrão!

  4. Amiris P Serdeira

    O Guia é um livro que cria canais de diálogo, tanto com o leitor, mas também do leitor com seu ambiente. De uma forma muito descontraída, bem-estruturada e bonita, dá insights para pensar processos de co-criação com adores da dinâmica escolar.
    Como um guia, me senti provocada a voltar várias vezes para reler algumas passagens.
    Recomendo!

  5. Lyna Malheiros

    Este guia é um dos livros mais necessários para todos que estão nessa luta pela transformação da nossa educação. Ele nos dá, de uma forma extremamente didática e deliciosa de ler, ferramentas e ideias para ações que nos tira da inércia e nos coloca num lugar de sede de mudança! É um convite a participar da revolução educacional que tanto precisamos!

  6. Fabiana Raulino

    Com uma linguagem leve, criativa e reflexiva, Caio Dib nos pega pela mão em uma jornada que parte desde a empatia até a criação de verdadeiras experiências transformadoras de aprendizagem.

    O livro acolhe desde as pessoas que começam agora a desenvolver seu interesse por educação até para nós, educadores de longa data, que buscamos cada vez mais uma curadoria que nos acolha em um mundo com transformações cada vez mais significativas. Ele consegue ampliar nosso repertório para enxergar novas possibilidades em todas as áreas de atuação.

  7. Maria Barge

    Leitura fácil, rápida e muito didática. Um livro muito legal para quem tem vontade de fazer diferente e não sabe como ou para quem já está arriscando novas estratégias, mas precisa de ajuda para manter seus projetos rodando num ambiente muitas vezes burocrático e com recursos escassos. Literalmente um passo-a-passo de sobrevivência para projetos inovadores.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[/vc_column][vc_column width=”1/2″]
[/vc_column][/vc_row]

Publicado em 1 comentário

Guia de sobrevivência da educação inovadora apoia projetos que querem transformar

educação inovadoraQuantos projetos educacionais que você conhece “morreram” no último ano? Pensando no desafio de continuidade e sustentabilidade de projetos realizados dentro e fora de sala de aula, o jornalista Caio Dib lançou o Guia de sobrevivência da educação inovadora

Com linguagem divertida, leitura rápida e dicas práticas, o livro é resultado de diversas experiências de Caio dos últimos anos. O autor viajou o Brasil de ônibus por cinco meses e conheceu centenas de práticas inovadoras nos últimos anos pelo Caindo no Brasil. Ele também teve uma experiência como educador de um curso extracurricular em escola de São Paulo. “Essa vivência colaborou muito para que eu compreendesse melhor os desafios para a continuidade de projetos educacionais formais e não-formais”, explica. 

Livro dá dicas práticas para os desafios de continuidade de projetos em educação

educacaoinovadoraCom isso, Caio elencou os dez principais desafios para que essa continuidade aconteça. “Dar aulas no ensino básico e superior ou fazer um projeto em uma ONG ou até mesmo em um projeto educacional já é bastante trabalhoso. Muitas vezes, não conseguimos dar tanta atenção à colaboração, registro e divulgação do projeto, negociação com tomadores de decisão e até mesmo financiamento”, conta. 

Para isso, o jornalista entrevistou professores de sala de aula, educadores informais, profissionais do Terceiro Setor, astrônomos, engenheiros, preparadores vocais e mentais, psicomotristas e outras pessoas que conseguem encontrar soluções criativas para esses desafios. “Nunca imaginei que aprenderia sobre colaboração com um engenheiro aeroespacial ou sobre como cuidar da saúde com um preparador vocal. Também pude conhecer vários professores e educadores que se destacam e fazem a diferença com os recursos que têm”.

É possível conferir todos os tópicos do livro aqui. Confira também alguns dos entrevistados:

Elton Luz – Diretor da EEEP Pentecoste
Charles Floriano – professor estadual
Lucas Fonseca – CEO da Garatéa
Mônica Passarinho – Instituto Toca
Renato Endo – Mental Coach da Deeper.co
Eduardo Pacífico – ONG Gaia+
Maria Eduarda Gomes – professora estadual
Priscila Gonsales – Instituto EducaDigital
Priscila Cruz – Todos pela Educação
Luan Guedes – professor na Noctuam Educação
Claudio Avila Menezes – CEO Industrial LAB
Fátima Vidal Rodrigues – Projeto Autonomia

Um comentário sobre “Guia de sobrevivência da educação inovadora apoia projetos que querem transformar

  1. ESTOU COMEÇANDO A CONHECER O PROJETO, MAS DESDE JÁ ESTOU PERCEBENDO QUE É ALGO FANTÁSTICO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *