Imagem com o texto "CIEB Notas técnica #15 Autoavaliação de competências digitais de professores", com o fundo na cor verde.

O CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) lançou, neste mês, a a Matriz de Competências Digitais. Eles acreditam que a tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, compreender quais são as competências e ferramentas digitais que devem ser trabalhadas é uma etapa muito importante para gerar práticas pedagógicas efetivas e significativas.

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Assim, esse documento feito pela organização elenca quais os aspectos necessários para que o educador potencialize o poder da tecnologia. Seja para as atividades de ensino ou para seu próprio processo de atualização.

Esse trabalho busca possibilidade cada vez mais o desenvolvido do docente na tecnologia educacional. A partir disso, o trabalho resultou na criação de níveis de apropriação de tecnologias. Esse estudo apresenta descritores que indicam o que um professor, em cada nível, está apto a fazer.

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A base conceitual dos descritores, desenvolvidos em parceria com o Instituto Natura e a Rede Escola Digital, está na Nota Técnica #15 do CIEB: “Autoavaliação de Competências Digitais de Professores”.

Competências digitais

A partir disso eles criaram a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, uma nova funcionalidade do Guia Edutec. Qualquer educador pode se cadastrar e acessar a ferramenta online e gratuita. São 23 questões, distribuídas em três áreas: Pedagógica, Cidadania Digital e Desenvolvimento Profissional.

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Ao responder as questões, o professor recebe uma devolutiva detalhada indicando qual o seu nível de apropriação das tecnologias digitais. Cada área e competência tem cinco níveis de apropriação: exposição, familiarização, adaptação, integração e transformação. O resultado inclui ainda sugestões, indicações de materiais, leituras e atividades. 

Além da devolutiva do professor, eles oferecem uma devolutiva aos gestores públicos. Assim, é possível visualizar o mapeamento das competências dos docentes da sua rede de ensino. Com isso, a secretaria de Educação pode desenvolver estratégias de formação bem focadas, significativas, que supram as reais lacunas e contemplem as expectativas dos educadores.