Os melhores eventos de educação em 2019

Assim como em 2017 e em 2018, nós trouxemos a nossa lista dos grandes eventos de educação que vão acontecer neste ano. Afinal, esses encontros são oportunidades incríveis para se desenvolver e manter a inspiração e o engajamento por toda essa jornada.

A nossa seleção está em constante crescimento e vamos complementá-la cada vez mais. Por isso, fique sempre de olho! Ah, e você conhece algum evento interessante que precisa estar nessa lista? Não deixa de contar pra gente! 

Janeiro

Conferência Virtual de Protagonismo Juvenil. Com inscrições até o dia 31 de dezembro, esse encontro 100% virtual e gratuito que ocorre anualmente vai reunir especialistas e jovens de todo o país para discutir sobre temas como autoconhecimento, inovação e tecnologia. Será nos dias 11,12 e 13 de janeiro. Saiba mais. 

Espaço BIC® Educa. A empresa lançou esse espaço no Museu Catavento, em São Paulo, com o objetivo de promover o aprendizado lúdico e  criatividade dos jovens. Assim, eles incentivam os visitantes a explorarem o universo da ciência por meio de curiosidades e oficinas de slime, lettering, colorir e escultura. Será nas férias de Janeiro. Saiba mais. 

Fevereiro

Encontro da Bancada da Educação. Esse é um projeto pluripartidário que busca fortalecer a pauta da educação no Poder Legislativo. A reunião acontece no dia 6 de fevereiro e busca compartilhar atualizações sobre janeiro, encaminhamentos e próximos passos. Saiba mais

Pedagogia da Incerteza: roda de conversa na Bahia. No dia 9 de fevereiro, a educadora Téia Capitanio realizará um encontro em Itacaré sobre a Pedagogia da Inteireza e os sentidos da educação. A ideia é compartilhar um pouco da vivência que ela visitando escolas alternativas e integrais pelo mundo no último ano. Saiba mais

Campus Party 2019. Esta imersão reúne as maiores experiências tecnológicas. Com espaço para camping, eles oferecem atrações 24h por dia e abordam assuntos como Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. Acontece entre os dias 12 e 17 de fevereiro. Saiba mais

O Y e o Z da questão: entendendo as novas gerações. Encontro na Casa Firjan acontece no Rio de Janeiro no dia 19 de fevereiro. Ele reunirá especialistas para debaterem sobre as novas gerações e como esse público está redefinindo o mercado de trabalho e os padrões de comportamento e de consumo da sociedade. Saiba mais

EdTech Conferece 2019. Encontro busca debater sobre qual o papel dos educadores e da escola na Era da Tecnologia e da Educação Online. Ele acontece no dia 21 de fevereiro, em São Paulo, e reúne especialistas de áreas como educação, empreendedorismo, economia e tecnologia. Saiba mais.

Amplifica Metodologias Ativas São Paulo. Encontro busca repensar práticas pedagógicas e oferecer estratégias e instrumentos para uma aprendizagem inovadora. O evento aborda Storytelling, Ensino Híbrido, Gamificação, Design Thinking e Trilhas de aprendizagem. Acontece em SP, no dia 22 de fevereiro. As inscrições vão até o dia 25 de janeiro. Saiba mais.

Educa VR360 Congresso de Educação Online. Encontro interativo busca reunir, num mesmo espaço virtual, grandes atores do universo educacional. Evento envolve múltiplas plataformas, como realidade virtual em imersão total. Será entre os dias 19 e 23 de fevereiro e ele abordará temas como tecnologia, inovação, psicologia, neurociência, entre outros. Saiba mais.

Março

Lançamento do livro Picolé e sorvete para todos. No dia 15 de março, em SP, haverá o lançamento da obra “Picolé e sorvete para todos: percursos de uma escola inovadora e criativa”, da Regina Pundek Maré. A roda de conversa contará com a presença do professor José Pacheco, que escreveu o prefácio do livro. Saiba mais.

Desafios da parentalidade: consulta coletiva. Encontro promove um debate sobre os novos caminhos possíveis, além de tirar dúvidas sobre essa fase da vida. Ele acontece no dia 16 de março, na Aldeia das Crianças, em Perdizes, São Paulo. Saiba mais.

3º Festival de Invenção e Criatividade. O FIC reúne pessoas com espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira e busca divulgar, inspirar e facilitar a aprendizagem mão na massa na educação formal e não formal do país. Ele acontece entre os dias 19 e 21 de março, na USP, em São Paulo. Saiba mais

Inauguração da Biblioteca Comunitária Pró-Saber. O Pró-Saber SP é uma Biblioteca Comunitária que foi um sonho durante o ano de 2018. Localizada em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, o projeto se tornou realidade e já tem data de inauguração: dia 21 de março. Saiba mais.

V encontro de educação viva e consciente. Ivana Jauregui oferece uma imersão onde os participantes podem reavaliar o modo como ensinamos e aprendemos e olhar para nossa relação com as crianças (e a criança-interior). Será no dia 23 de março, na Vila Madalena, em SP. Saiba mais.

Slow Market Family. Encontro gratuito acontece no dia 30 de março, em São Paulo, e aborda a união familiar. Eles promovem essa relação através de ações mais conscientes e saudáveis, como lazer, alimentação, saúde, bem-estar, educação e consumo. Saiba mais

Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação. CONANE realiza, nos dias 29, 30 e 31 de março, a sua primeira edição paraibana. Será no município de Conde, no Hotel Fazenda Paraíso dos Colibris, e o encontro acontecerá no sistema de imersão. Saiba mais

Abril

Seminário Nós e as Desigualdades. Como é a desigualdade no Brasil e quais as melhores políticas públicas pra reduzi-las? É a partir disso que a Oxfam Brasil encomendou uma pesquisa do Instituto Datafolha, e os resultados serão debatidos no seminário. O evento acontece no Tucarena, no dia 9 de abril, em SP. Saiba mais.

Congresso Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina. Evento tem como tema “Colonialismo e Questões de Gênero” e acontece no SESC Vila Mariana, em SP, entre os dias 23 e 25 de março. Haverá conferências, mesas temáticas e debates, todos com o objetivo de valorizar nossa cultura e nossa história. Saiba mais

Inspirando Múltiplos Olhares da Sustentabilidade na Educação.  Encontro acontece no dia 24 de abril, em São Paulo, no Instituto Singularidades. Ele é conhecido como um dos maiores eventos gratuitos na área de educação para sustentabilidade e vai falar sobre a implementação dos ODS no currículo. Saiba mais

II Encontro e Debate com Líderes Educacionais. Encontro reúne especialistas para debater e apresentar caminhos sobre os modelos de gestão e de ensino. O objetivo é que essa troca de conhecimento gere aprendizagem para melhorar o cenário educacional. Ele acontece nos dias 24, 25 e 26 de abril, em São Paulo. Saiba mais

VI Seminário Internacional de Educação Contemporânea. Evento tem como tema “Ecologia dos Saberes – uma revolução necessária para uma educação solidária” e acontece nos dias 26 e 27 de abril, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Além disso, na edição deste ano, eles implementaram também o I Simpósio de Formação e Gestão da Escola Contemporânea. Saiba mais.

Maio

Bett Educar 2019. Esse é um dos maiores evento de educação e tecnologia da América Latina. Nele, os participantes buscam se inspirar e debater sobre o futuro da educação, pensando no papel da tecnologia e inovação na formação de educadores e estudantes. Com o tema “Construindo a Educação de que o Brasil Precisa”, ele acontece entre os dias 14 e 17 de maio, em SP. Saiba mais.

Junho

Seminário Infâncias e Naturezas. Encontro realizado pelo programa Criança e Natureza e pelo Sesc acontece nos dias 10 e 11 de junho, no Rio de Janeiro, no Teatro Sesc Senac. Para falar sobre esse universo, eles vão oferecer uma programação cheia de reflexões sobre a importância dessa relação. Saiba mais.

Julho

 

Agosto

 

Setembro

 

Outubro

 

Novembro

 

Dezembro

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *