Publicado em Deixe um comentário

Escola de Educadores abre cursos profissionalizantes para professores alinhados com a BNCC

Imagem de um jovem estudante na frente de um quadro verde, escrevendo números
Imagem de um jovem estudante na frente de um quadro verde, escrevendo números
(Divulgação)

Refletir sobre as práticas pedagógicas é essencial para melhorar cada vez mais a educação. Buscar novos conceitos, técnicas e formas de se comunicar com os estudantes é fundamental. Especialmente para que desenvolvimento educacional cresça em todos os níveis de ensino. Pensando na profissionalização dos professores da Educação Básica, o Colégio Anglo 21 está oferecendo cursos de formação profissional na Escola de Educadores 21.

O objetivo da iniciativa é promover a reflexão sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem um olhar investigativo e participativo dos alunos. Além de estimular um olhar questionador e inovador do professor sobre os processos de ensino e de aprendizagem. Os temas do curso estão alinhados com as novas regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Especialmente sobre alfabetização (escrita e leitura), alfabetização corporal e ao ensino dos números. São três cursos diferentes que acontecem no mesmo período:

Como ler e escrever antes de saber ler e escrever convencionalmente?

Como ler e escrever antes de saber ler e escrever convencionalmente? O trabalho com diferentes modalidades de ensino a favor da alfabetização. Esse curso tem como principal objetivo refletir sobre as propostas didáticas que estão a serviço da apropriação da escrita alfabética. Ele será ministrado pela pedagoga Giulianny R. Marinho, formada pela Universidade de São Paulo. Ela e especialista em alfabetização pelo Centro de Estudos da Escola da Vila e mestranda do programa “Escritura y Alfabetización” da Universidad Nacional de La Plata – Argentina.

Oficinas do jogo: teoria e prática da alfabetização corporal

O curso objetiva instrumentalizar para o trabalho com o jogo como um poderoso recurso pedagógico no processo de alfabetização corporal das crianças da educação infantil e do ensino fundamental. O doutor em Pedagogia do Movimento Humano pela EEFE – USP – SP, Fabio Luiz D’Angelo, ministrará as aulas.

O ensino dos números e do sistema de numeração no Ensino Fundamental I

O objetivo desse curso é refletir sobre as condições que as propostas de ensino precisam reunir para colocar a criança em uma posição de crescente domínio desta ferramenta cultural. Durante o curso serão analisadas sequências didáticas que possam ser implementadas nas salas de aula. Além das habilidades elencadas na última versão da Base Nacional Comum Curricular. A responsável por ministrar o curso é Ana Clara Bin. Ela é pedagoga, mestre em didática, teorias do ensino e práticas escolares pela Faculdade de Educação da USP. Além disso, ela é e coordenadora o Ensino Fundamental do Colégio Anglo 21.

As aulas acontecem entre os meses de agosto e setembro, e as inscrições podem ser feitas até o dia 23 de agosto pelo site da Escola de Educadores. Todos os cursos têm 12 horas de duração e acontecem no dia 25 de agosto e 22 de setembro no Colégio Anglo 21, localizado na Rua Comendador Elias Zarzur, 301, São Paulo. O valor é de R$ 630,00 e contempla as aulas e o material utilizado, além de contar com certificado digital. Educadores de escola pública têm 50% de desconto, e educadores e parceiros da rede Somos Educação têm 30% de desconto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *