Imagem de duas crianças de costas, andando em um bosque e de mãos dadas
(Nappy)

A fase de desenvolvimento das crianças é decisiva para muitas questões da vida, inclusive do aprendizado. Pensando nisso, surge o edital público Práticas Pedagógicas para Educação Integral nas Infâncias. Ele foi lançado pelo Centro de Referências em Educação Integral, com apoio do Instituto C&A e Instituto Alana. O edital busca assegurar o desenvolvimento integral das crianças de zero a 12 anos, disseminando ações transformadoras. 

Fundamentada pela publicação “Educação Integral nas Infâncias”, a iniciativa propõe o mapeamento e a sistematização de práticas pedagógicas e de gestão que respondem aos princípios de uma escola das infâncias.

Práticas pedagógicas transformadoras 

Através do edital, escolas públicas e privadas de todo o Brasil poderão inscrever práticas sobre gestão, território, ambiente e currículo. As inscrições serão avaliadas pelo Grupo Curador, formado por especialistas em Educação e Infância seguindo os critérios estabelecidos no edital.

As práticas reconhecidas serão sistematizadas e divulgadas nos portais Centro de Referências em Educação Integral e Portal Aprendiz. Além disso, serão referenciadas como coautoras do material de boas práticas para uma Educação Integral nas Infâncias, produto final do projeto. Veja o edital na íntegra e outras informações no site do Centro de Referências em Educação Integral.