Design Thinking: um guia de referências e inspirações

No final do ano passado nós fizemos um webinar muito interessante sobre Educação e Design Thinking. Tivemos uma participação da Karla Vidal, Fotógrafa, Designer e Gerente de Projetos, e do Amarinildo Osório, Publicitário e professor universitário.

LEIA MAIS: Como garantir a continuidade do seu projeto?

Desta conversa, materiais muito ricos surgiram e, por isso, reunimos aqui um guia com referências e inspirações pra você entender um pouco mais e se aprofundar no assunto. Olha só:

Livros

Design Thinking Brasil: Empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade (Luis Alt e Tennyson Pinheiro). Aqui, o DT é apresentado a partir de uma abordagem onde as empresas coloquem as pessoas no centro da sua estratégia. Assim, elas podem cocriar soluções mais eficientes e significativas. A obra mostra que empatia, colaboração e experimentação devem ser parte da cultura de todos os negócios inovadores e competitivos no mercado. No fim, há um kit de ferramentas para você começar imediatamente a aplicar o Design Thinking aos seus projetos e dia-a-dia. Veja mais.

Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias (Tim Brown). Além de introduz a ideia de Design Thinking, o livro mostra um processo que converte necessidade em demanda. O foco está no aspecto humano em busca da resolução de problemas e no desenvolvimento da inovação e criatividade. A obra é voltada para líderes criativos que buscam alternativas para seu negócio ou para a sociedade. Veja mais.

Capa do livro Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa

Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa (Carolina Cavalcanti e Andrea Cristina Filatro). Aqui, as autoras mostram essa metodologia como uma forma de promover inovações no campo educacional. Isso se dá no uso do design como ferramenta para a solução de problemas de forma criativa, sistêmica e colaborativa. Veja mais.

Design de experiências de aprendizagem: criatividade e inovação para o planejamento das aulas (Alex Sandro Gomes e Paulo André da Silva). Esse livro discute sobre a noção de aula e como ela pode ser limitada quando pensamos na forma natural de aprendizagem do ser humano. Afinal, experiências de aprendizagem ampliam a visão de como podemos promover melhor aceitação e engajamento na educação. Para isso o design é muito valioso para entender esse cenário e ampliar o leque de procedimentos pedagógicos para o professor. Veja a edição impressa aqui e o Ebook aqui.

Sprint (Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz). Livro fala sobre o Sprint, método criado pelo designer Jake Knapp quando ele trabalhava no Google, onde foi muito utilizado. Depois, ele se juntou a Braden Kowitz e John Zeratsky no Google Ventures e o método se espalhou para diversas áreas. Na obra, eles abordam o Sprint e mostram como ele serve para equipes de todos os tamanhos e pode ser aplicado de diversas formas. Saiba mais.

E-books 

Design Thinking para Educadores (Priscila Gonsales). Esse livro vem junto com um caderno de atividades. Nesse kit, eles mostram como utilizar a abordagem do DT a partir de desafios cotidianos que os educadores enfrentam. Seja na sala de aula, no grupo de professores ou na escola e a comunidade, o foco está sempre nas pessoas. A obra é organizada em cinco etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Saiba mais.

Design Thinking: Inovação em negócios (Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Isabel K. Adler, Brenda F. Lucena, Beatriz Russo). O livro oferece uma visão inicial do DT, voltado para aplicação de projetos em inovação. Deesta forma, ele busca mostrar essa ferramenta como uma estratégia para empresas que buscam novas visões e possibilidades, sempre com um desenvolvimento colaborativo. Saiba mais.

Design Thinking na Prática. Esse Ebook gratuito mostra as ferramentas necessárias para aplicar o DT Nos processos de inovação. O material aborda como desenvolver projetos e serviços inovadores, transformar culturas organizacionais e repensar estratégias e processos. Saiba mais.

Capa do livro Design Livre

Design Livre. Esse é um livro colaborativo escrito pela comunidade Faber-Ludens, com projeto gráfico aberto e impresso sob demanda pelo Clube dos Autores. No material, eles discutem sobre como o Design Livre vai muito além, visando um olhar abrangente e inclusivo, valorizando pessoas. O livro une o design com questões como liberdade, ética, política, cultura e pedagogia na atualidade. Saiba mais.

Artigos

Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem para o Desenvolvimento de Projetos Publicitários com Design Thinking.

Design Thinking como abordagem para a prototipagem de campanha publicitária de combate ao sedentarismo e uso da bicicleta como meio alternativo.

Enade Day: Uma experiência utilizando o Design Thinking para a elaboração de um projeto de sensibilização de alunos na preparação para o Enade.

Dificuldades na elaboração de um projeto publicitário por meio de uma experiência de aplicação com Design Thinking (DT).

Vídeos

Ursinho Elo – Hospital Camargo Corrêa: 

Documentário “Design the New Business”

O processo do Design Thinking:

De onde vem boas idéias? 

Design Thinking na educação | Destino Educação – Escolas Inovadoras (EUA)

Design Thinking para Educadores

Cursos

O Coursera, empresa que disponibiliza cursos online gratuitos, conta com uma lista de formações que abordam o Design Thinking. Saiba mais.

O Instituto Educa, na sua plataforma de Educação a Distância, também conta com uma lista de cursos sobre o assunto. Saiba mais.

O ProfLab também oferece cursos que envolvem o Design Thinking e suas ferramentas. Saiba mais.

Infográficos

Vantagens em aplicar Design Thinking

Imagem com itens que descrevem as Vantagens em aplicar Design Thinking

Como criar projetos fantásticos

Imagem informativa com fundo na cor rosa claro e tópicos sobre como criar projetos fantásticos.

Instituições que trabalham com DT na educação

Grupo Tellus

Instituto EducaDigital

Echos Innovation Lab

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *