Desdoutorado: projeto reúne jovens para debater sobre aprendizagem livre

Fotografia de aproximadamente 20 jovens participantes do projeto Desdoutorado sorrindo para a foto.
(Reprodução/Medium)

Desdoutorado é um grupo que começou no final do ano passado. Inicialmente, o projeto era uma jornada que reunia grupos de jovens para aprender sobre educação livre. Agora, depois de muitos encontros online e presenciais, o Desdoutorado consiste no Doutorado Informal de Su Verri. Esse é um conceito abordado no livro de mesmo nome do escritor Alex Bretas, que será explorado pela educadora.

LEIA MAIS: Guia de sobrevivência da educação inovadora apoia projetos que querem transformar

No projeto, Su aborda temas como a Desescolarização e educação livre. Para isso, ela se aprofundou em temas como Aprendizagem Auto Dirigida e Ágil, Comunidades de Aprendizagem e Redes de Aprendizagem. Assim, seu Doutorado Informal tem como objetivo levar esses conhecimentos para os Adolescentes e apoia-los em seus processos de descoberta da aprendizagem auto dirigida.

Como contribuir?

O primeiro encontro presencial deste ano seguiu esse caminho e tinha como tema a “Jornada de Encantamento pelo Doutorado Informal”. No entanto, um dos participantes não achou o tema atraente, e sugeriu o nome “Desdoutorado”. Foi a partir disso que eles puderam encaminhar o projeto e entender o papel do Educador e a compreensão sobre o que é aprendizagem.

OLHA SÓ: Seminário Nós e as Desigualdades acontece em abril em SP

Assim, tanto o encontros online quanto os encontros físicos já têm data marcada e uma agenda estruturada. Para quem se interessar em contribuir, há algumas possibilidades. Uma delas é através da vaquinha que eles fizeram para colaborar com os custos dos encontros e do projeto.

1 Comment

  1. Obrigada! Que bacana ver nosso projeto compartilhado aqui

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *