Desafio de Aprendizagem Criativa 2019 apoia brasileiros para fomentar soluções educacionais inovadoras

Fotografia de uma mulher de braços cruzados, em uma oficina, com móveis de madeira e outras ferramentas.
(Reprodução/MIT Media Lab)

O Desafio de Aprendizagem Criativa é um projeto que busca identificar, conectar e apoiar brasileiros que possam ter um papel-chave no avanço de práticas de aprendizagem criativa. Seja em escolas públicas, ou em ambientes de aprendizagem não formais de todo o país. Desta forma, ele tem como objetivo fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação brasileira mais colaborativa e inclusiva. O Desafio foi organizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, e conta com o apoio da Fundação Lemann e do MIT Media Lab.

LEIA MAIS: Como mapear tendências com criatividade?

Os projetos apoiados

Os projetos apoiados pelo Desafio podem abordar novos produtos, serviços, ações educativas ou formações. Todas elas com ou sem o uso de tecnologias digitais. Cada projeto apresentado pode indicar 1 ou 2 Fellows para serem os pontos de contato da equipe e para serem representantes nas atividades do programa. Eles devem ser pessoas com experiência em educação e com um forte empenho em ajudar a transformar a educação pública formal e não formal de todo o Brasil.

Os Fellows podem ser artistas, educadores, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologia, empreendedores e tomadores de decisão.  Eles não precisam necessariamente ter formação em áreas de tecnologia. No entanto, devem ter interesse no uso de novas tecnologias para promover a aprendizagem criativa.

VEJA TAMBÉM: Jovem roda escolas públicas de SP para incentivar jovens a buscarem seu propósito

Fotografia de dois homens sentados, conversando e sorrindo.

A Bolsa

Os representantes selecionados ganharão uma Creative Learning Fellowship para ajudar a implementar seu trabalho. Haverá também um grande apoio técnico, educacional e logístico para implementar seus projetos. Como exemplo, veja aqui as temáticas selecionadas no Desafio de 2017 e no Desafio de 2018Cada projeto selecionado receberá 3 mil dólares para serem utilizados nas atividades relacionadas ao Desafio. Outras despesas relativas aos encontros presenciais dos Fellows e à viagem ao MIT Media Lab serão custeadas pelo MIT.

Ao entrarem para essa rede de profissionais, tomadores de decisão e pesquisadores, eles podem aprender com as experiências do grupo. Assim, juntos, eles podem ajudar a transformar a educação brasileira em algo que fomente cada vez mais o potencial humano dos alunos e contribua para a construção de um mundo mais significativo para todos.

E TAMBÉM: 5 formas de estimular a criatividade

Inscrições

O Desafio Aprendizagem Criativa Brasil ocorrerá de março a dezembro de 2019. Durante este período, os Fellows selecionados terão encontros presenciais e participarão de reuniões virtuais mensais. Além disso, passarão uma semana no MIT Media Lab e trabalharão nos seus projetos finais.

As inscrições vão até o dia 13 de janeiro de 2019 e devem ser feitas única e exclusivamente através do formulário na página oficial do desafio no site do MIT do Media Lab. Ainda tem alguma dúvida? Eles fizeram um vídeo bem interessante, olha só: https://www.youtube.com/watch?v=Z8KAJXn1L0g

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *