Fotografia de uma mesa com computadores e, ao fundo, um jovem sentado e executando uma tarefa.
(Divulgação)

A tecnologia tem um papel muito significativo no cotidiano das crianças e adolescentes. E esse uso pode ir muito além do entretenimento, especialmente quando usamos de forma consciente e produtiva. Pensando nisso, a rede de escolas codeBuddy, especializada em programação e robótica, lançou o desafio Change the World – Game XP.

LEIA MAIS: Workshop 2020: aprendendo a desaprender para reaprender (SP)

Nessa iniciativa, jovens vão apresentar soluções para problemas reais através de games ou aplicativos sobre áreas que impactam a sociedade. Os assuntos podem aborda saúde, educação, meio ambiente, acessibilidade, segurança, negócios, empresas e energia limpa.

Serão três categorias: para participantes de 7 a 9 anos, 10 a 13 anos e 14 a 17 anos – e cada uma terá um vencedor. Os concorrentes podem ser de qualquer estado e não precisam ser alunos da codeBuddy. É necessário ter seus projetos inscritos pelo site bit.ly/desafiogamexp até 8 de julho. Além disso, eles precisam incluir um vídeo de até um minuto que defenda a ideia do projeto.

VEJA TAMBÉM: Design Thinking: um guia de referências e inspirações

Os vencedores vão ganhar dois passaportes para a Game XP. Esse é o primeiro e maior Gamepark do mundo, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (RJ), que acontece nos dias 25 a 28 de julho. Mais detalhes e o regulamento completo está disponível no site de inscrição.