Publicado em Deixe um comentário

Curso de extensão Jornalismo e Educação na FAPCOM

Fotografia de Bruno Ferreira em pé, na frente da sala de aula, durante uma aula.
Fotografia de Bruno Ferreira em pé, na frente da sala de aula, durante uma aula.
(Créditos: Mauricio Silva)

Nos dias 4, 11 e 18 de maio, a FAPCOM oferece o curso de extensão “Jornalismo e Educação: encontros práticos e teóricos”. A formação será ministrada por Bruno Ferreira que, além de jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP.

VEJA MAIS: Guia de sobrevivência da educação inovadora apoia projetos que querem transformar

O curso tem 12 horas de duração e vai acontecer aos sábados. Esse encontro busca inter-relacionar o jornalismo e educação a partir do resgate deontológico da carreira da comunicação social. No âmbito teórico, ele aborda pensamos de autores como: Paulo Freire; Denis de Oliveira; Patrick Charaudeau; Ciro Marcondes Filho e José Marques de Melo.

Já no âmbito prático, os participantes do curso analisarão metodologias aplicadas por jornalistas nas organizações sociais. Depois, realizam atividades de jornalismo, comunicação e educação para, enfim, propor um projeto de intervenção.

NÃO PERCA: Ford Fellowship: Imersão gratuita sobre liderança acontece em Salvador

O conceito da educomunicação também será explorado nesse contexto, de acordo com Bruno. “Com base na minha pesquisa de mestrado, elaborei um curso que demonstra que a educomunicação é o lugar de encontro entre jornalismo e educação, em diferentes projetos de intervenção de organizações sociais: desde as atividades de produção midiática, que querem qualificar a escuta de fontes, recorrendo a processo educativos nesse contexto, aos processos de educação cidadã e voltada aos direitos humanos, que recorrem às mídias como estratégia para intensificar a expressão de adolescentes e jovens”, explica Bruno Ferreira, que integra a diretoria da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

As inscrições são feitas pelo site da FAPCOM e o investimento é de R$ 120,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *