Fotografia de Bruno Ferreira em pé, na frente da sala de aula, durante uma aula.
(Créditos: Mauricio Silva)

Nos dias 4, 11 e 18 de maio, a FAPCOM oferece o curso de extensão “Jornalismo e Educação: encontros práticos e teóricos”. A formação será ministrada por Bruno Ferreira que, além de jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP.

VEJA MAIS: Guia de sobrevivência da educação inovadora apoia projetos que querem transformar

O curso tem 12 horas de duração e vai acontecer aos sábados. Esse encontro busca inter-relacionar o jornalismo e educação a partir do resgate deontológico da carreira da comunicação social. No âmbito teórico, ele aborda pensamos de autores como: Paulo Freire; Denis de Oliveira; Patrick Charaudeau; Ciro Marcondes Filho e José Marques de Melo.

Já no âmbito prático, os participantes do curso analisarão metodologias aplicadas por jornalistas nas organizações sociais. Depois, realizam atividades de jornalismo, comunicação e educação para, enfim, propor um projeto de intervenção.

NÃO PERCA: Ford Fellowship: Imersão gratuita sobre liderança acontece em Salvador

O conceito da educomunicação também será explorado nesse contexto, de acordo com Bruno. “Com base na minha pesquisa de mestrado, elaborei um curso que demonstra que a educomunicação é o lugar de encontro entre jornalismo e educação, em diferentes projetos de intervenção de organizações sociais: desde as atividades de produção midiática, que querem qualificar a escuta de fontes, recorrendo a processo educativos nesse contexto, aos processos de educação cidadã e voltada aos direitos humanos, que recorrem às mídias como estratégia para intensificar a expressão de adolescentes e jovens”, explica Bruno Ferreira, que integra a diretoria da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

As inscrições são feitas pelo site da FAPCOM e o investimento é de R$ 120,00.