Curso de Cenários Transformadores na Ação Educativa acontece em SP

Imagem de divulgação do Curso Cenários Transformadores

O processo de cenários transformadores é uma forma criativa e construtiva para atores de diferentes áreas pensarem juntos o sistema. Trata-se de uma maneira de destravar e superar problemas complexos. Pensando nisso, a oficina “Cenários Transformadores” usará a experiência dos cenários transformadores para educação 2032. A partir disso, ela vai abordar os cinco passos do processo e experimentando a uma construção coletiva da essência de um cenário. 

Além disso, essa metodologia está baseada e articulada no livro Planejamento de Cenários Transformadores – Trabalhando Juntos Para Mudar o Futuro, Adam Kahane. Ele foi escrito pelo diretor da Reos Partners e usado há mais de vinte anos em diferentes países e contextos. O encontro  será promovido pelo Instituto Reos em parceria com a Ação Educativa.

Os objetivos do encontro são:

– Dialogar sobre o valor da Metodologia dos Cenários nos tempos atuais (através de seu histórico e contexto atuais);

– Experimentar de forma simplificada uma parte do processo de construção dos cenários;

– Refletir sobre a ideia geral dos Cenários Transformadores para Educação Básica.

Conteúdo programático

A oficina está construída a partir dos cenários transformadores para educação básica. Assim, seu objetivo é explicitar a ideia geral dos quatro Cenários Transformadores da Educação Básica; Descrever os cinco passos do processo de Construção de Cenários de uma maneira simplificada; e Refletir sobre a experiência de passar por uma parte do processo de maneira simplificada.

O encontro vai contar com a presença de Daniela Santos, que, com sua experiência em facilitação de comunidades de aprendizagem, vai criar um espaço seguro para que a diversidade e os conflitos emerjam e sejam cuidados. Além dela, George Stein também estará presente, que atua com diversas ferramentas e abordagens nas áreas de gestão do conhecimento, desenvolvimento sustentável, facilitação e aprendizagem.

O curso acontecerá no dia 14 de abril, das 9h às 13h, na Ação Educativa, no bairro Vila Buarque, em SP. Veja mais informações no site.

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *