O CO.LETIVO é um programa de residência pedagógica que busca preparar alunos de licenciatura para os desafios da sala de aula. Eles oferecem uma experiência de imersão na prática docente, orientada por mentores e potencializada por encontros formativos de reflexão sobre a prática.
LEIA MAIS: 4 planos de formação de educadores do Escolas Transformadoras
Essa experiência une teoria, reflexão e prática de maneira integrada. Assim, eles fortalecem a entrada de professores iniciantes em sala de aula e no mercado de trabalho. Os residentes aprendem ao lado de seus mentores, dentro da sala de aula, contando com orientação ao longo do programa.
O CO.LETIVO e a residência pedagógica
Além de um programa de estágio, o CO.LETIVO é uma comunidade profissional de aprendizagem. Nessa rede, os mentores e residentes aprendem cada vez mais sobre ensino e aprendizagem a partir da troca de experiências, de reflexões compartilhadas e novas relações que desafiam e ampliam seus repertórios.
No momento, eles estão selecionando alunos de licenciatura para serem nossos residentes e professores da educação básica para serem mentores. O programa acontece de julho a dezembro, em São Paulo e o processo seletivo está aberto pelo site do Instituto Canoa. de julho a dezembro, em São Paulo
Perfil dos mentores:
– Professores de escola pública ou particular, com pelo menos 3 anos em sala de aula, que estejam lecionando em escolas de São Paulo, capital;
– Reconhecidos, em suas comunidades escolares, pela qualidade de suas práticas;
– Interessados em contribuir com o desenvolvimento profissional de professores iniciantes;
– Abertos a refletirem sobre sua própria prática e a desenvolverem-se sempre;
– E que buscam integrar uma comunidade profissional de aprendizagem.
Os mentores recebem uma bolsa de R$700,00 por mês para participarem do programa, que prevê 7 horas mensais de dedicação. As inscrições vão até o dia 29 de abril e podem ser feitas através do link: http://sgiz.mobi/s3/CO-LETIVO.
Perfil dos residentes:
– Alunos de licenciatura (de todas as áreas), cursando a partir do 2º ano da graduação em São Paulo, capital
– Que desejam investir em seu desenvolvimento profissional e seguir uma carreira docente na educação básica
– Que acreditam no diálogo entre a pesquisa e a prática
– Que tenham coragem e abertura para se desenvolverem em processos de co-investigação
– Que desejam fazer parte de uma rede profissional colaborativa
Os residentes recebem uma bolsa de R$400,00 por mês para participarem do programa, que prevê 12 horas semanais de dedicação, no período matutino. As inscrições vão até o dia 15 de maio, e podem ser feitas através do link: https://www.surveygizmo.com/s3/4886604/CO-LETIVO.