Publicado em Deixe um comentário

65 principais eventos em educação de 2018

Fotografia do Caio Dib, fundador do Caindo no Brasil, sorrindo e apoiado em uma árvore. Na sua camiseta está o texto "R.I.P aula chata".

Nós continuamos com a busca por uma educação cada vez melhor. No ano passado, reunimos os maiores eventos que agitaram esse setor no Brasil. E em 2018 não poderia ser diferente. Selecionamos e reunimos os encontros que promovem uma educação realmente transformadora. Olha só a nossa lista com os principais eventos em educação deste ano, para você ficar de olho em todos! 

Fevereiro

9º Encontro de Psicopedagogia. No dia 22, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizará o 9º Encontro de Psicopedagogia. Com o tema central “A beleza de ser um eterno aprendiz”, a noite vai contar com 4 palestras sobre superação e desenvolvimento humano. Saiba mais. 

Educação na Roda. A primeira edição do evento discutirá as ações desenvolvidas pelo núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca com público da saúde mental. O evento vai acontecer no dia 23. Saiba mais.

Pátio Digital: chatbots na educação. Os encontros abertos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo acontecem quinzenalmente. No próximo dia 22/2, o encontro vai falar sobre chatbots na educação. Cada vez mais famosos, os “chatbots”, ou atendentes virtuais, são ferramentas inovadoras que garantem uma interação inteligente e ágil com os usuários. Saiba mais.

Palestra Internacional com Alejandro Adler. O Instituto Educação Positiva vai promover, junto com o Instituto do Caráter, uma palestra com o pesquisador e doutor Alejandro Adler. No evento, que vai acontecer nos dias 21, 22 3 23, ele estará apresentando detalhes sobre projetos e resultados da implementação da Educação Positiva no mundo. Saiba mais.

AMPLIFICA. Esse evento é para professores e entusiastas de novas alternativas educacionais. Ele roda o Brasil com um formato dinâmico, divertido e com mais mão-na-massa. O projeto foi destacado como uma das tendências de 2018 pelo Caindo no Brasil. Saiba mais.

Março

Hackathon Tá de Pé. Este é um desafio de desenvolvimento de soluções a partir de dados do Projeto Tá de Pé, ganhador do Desafio Google de Impacto Social 2016. O evento está em sua segunda edição. Ele será realizado entre os dias 10 e 11 de março, na cidade de São Paulo. Saiba mais.

Festival de Invenção e Criatividade. O evento reúne pessoas de diferentes idades e áreas e apresenta diversos materiais e tecnologias high e low tech. Além disso, ele ainda estimula a participação de todos em atividades, para aprenderem de forma estimulante e descontraída. O evento será entre os dias 13 e 14 de março. Saiba mais.

Educação de Alma Brasileira. No dia 1o acontecerá o lançamento oficial do livro Educação de Alma Brasileira, no Instituto Singularidades, em São Paulo. De maneira didática e profunda, a obra propõe um caminho para a Educação de Alma Brasileira. Nele, educadores e relatos de experiências reconhecem a alma brasileira como força nossa. Saiba mais.

Educar sem pressa. “Educar sem pressa: desafios diante da aceleração social do tempo” é um encontro que busca refletir sobre os desafios apresentados pela cultura da velocidade à educação. Para ajudar com essa questão, o evento vai contar com reflexões, debates, exposições e exercícios práticos. Será no dia 24, em São Paulo. Saiba mais.

Debate Escolas Transformadoras. Com o tema “Fazer junto: parcerias transformadoras entre família e escola”, esse encontro vai abordar alguns temas como as principais tensões na relação família; quais os aspectos positivos do fortalecimento da relação escolas-família, entre outros. O debate online, no dia 13, será transmitido ao vivo no Facebook. Saiba mais.

Encontro “Juventudes e Gênero”A inserção dos jovens no mercado de trabalho e a igualdade de oportunidades para mulheres e homens são temas urgentes. Os desafios para dar voz às juventudes e suas diferentes identidades também. A partir desse cenário, surge o encontro Juventudes e Gênero. Ele acontece no dia 15, no RJ. Saiba mais.

ELAS nas Exatas – 1º Seminário Elas nas Exatas. Em março, acontecem dois eventos no RJ que discutirão equidade de gênero na educação pública. Um deles é o 1º Seminário Elas nas Exatas, que será no dia 19. O evento busca debater a importância da promoção da equidade e do enfrentamento das desigualdades. Saiba mais. 

ELAS nas Exatas – III Diálogo ELAS nas Exatas. Já nos dias 20 e 21 de março acontecem este evento que reunirá representantes dos 10 grupos apoiados no II Edital ELAS nas Exatas. Essas iniciativas visam a inserção das meninas nas áreas de ciências tecnológicas e exatas através da equidade de gênero no ambiente escolar. Saiba mais.

4ª Conferência de Educação. A necessidade de promover um ambiente feliz, seguro e estimulante para que ocorra a aprendizagem dos alunos é o tema desse evento, promovido pela St. Paul’s School, nos dias 24 e 25 de março, em SP. Com o tema “Corações saudáveis, Mentes saudáveis”. Ele será voltado para educadores e contará com oficinas práticas. Saiba mais.

Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora. Evento vai acontecer em SP, em março e junho. Desta vez, ele apresenta os Encontros do Fórum de Educação Integral para uma cidade educadora – 1º Ciclo. Os encontros abo rdam a educação integral na cidade como importante espaço de articulação. O primeiro encontro será no dia 29. Saiba mais.

Abril

II Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação. Encontro vai acontecer no dia 14 e abordará as tendências da educação no Brasil. Seu objetivo é compartilhar práticas inovadoras por meio de palestras, debates e atividades. Haverá a participação de Mario Sergio Cortella, João Rilton, Carolina Defilippi, Marcelo Veras entre outros. Saiba mais. 

II Simpósio Nacional “Por uma escola inovadora e inclusiva”. a segunda edição do do evento terá como tema “o desafio das diferenças e o combate consciente a todas as formas de violência escolar”. O evento vai acontecer nos dias 26 e 27, na UNIFAL, em Minas Gerais. Saiba mais.

Desescolarização e suas possibilidades. Evento vai debater sobre o que é a desescolarização, compartilhar saberes e vivências, co-construindo um espaços de diálogo, escuta e cuidado mútuo a respeito do asssunto e tudo o que nos toca nesse processo de aprendizado. O encontro será no dia 8, em SP, mas haverá uma atividade prévia online no dia 4. Saiba mais. 

From Games to VR: Implications for Education and Business. Estamos no meio de um cenário de transformações tecnológicas que afetam muitas carreiras e organizações. Pensando nisso, a FEA – USP recebe esse debate sobre games, realidade virtual, educação e negócios. O evento vai acontecer no dia 6 e será em inglês. Saiba mais. 

2ª edição do Conexão EducaDigital. Esse evento tem como tema Competências REA e lançamento do REliA. O Projeto REliA é uma plataforma de referências externas de Recursos Educacionais Abertos. O encontro será no dia 5, em São Paulo. Saiba mais.

Ilustração de um carro Fusca na cor verde-água. Na paisagem há algumas folhas, um sol e o céu vermelho. Há o texto "Canvas Roadshow 2018".

Canvas Roadshow 2018 América Latina. A tecnologia na educação é uma ferramenta cada vez mais presente. E seu uso pode colaborar no processo de ensino e aprendizagem e promover o engajamento dos estudantes. O objetivo do evento é levar possibilidades, conceitos, metodologias e debates sobre o assunto para educadores. Ele acontece no dia 4, em SP. Saiba mais.

Conversas do Cuore – Como criar rede de apoio?. Esse encontro busca conversar sobre a necessidade de uma rede de apoio para não exaurir mães e pais na criação dos pequenos. Eles vão abordar ações práticas para formar a “aldeia urbana” e também assuntos como autocuidado, parceria adulto-criança e auto empatia. O evento será no dia 19, e, SP. Saiba mais.

3º Encontro de Educadorxs Populares de São Paulo.objetivo do evento é promover (re)encontros entre educadoras e educadores populares nas mais diversas áreas, através de muita reflexão e meditação. Ele vai acontecer no dia 7, em uma anti-clínica e espaço de acolhimento, em SP. Haverá também terá um almoço comunitário. Saiba mais. 

Palestra Inovação em sala de aula. No dia 25, o IBFE vai realizar uma palestra sobre inovações na sala de aula. Gratuito, o evento será em SP e ministrado por Marcelo Veras. O especialista vai tratar sobre a educação atual e do futuro, os desafios de engajar alunos em sala de aula, as metodologias ativas e alguns exemplos de sequências didáticas. Saiba mais.

Maio

Festival Path. O maior festival de inovação e criatividade do Brasil reúne educadores de diversas partes do país. O evento será nos dias 19 e 20 de maio e promove encontros entre a comunidade criativa e interessados na em educação, empreendedorismo, audiovisual, agronegócio, sustentabilidade, entre outros. Desde 2015, o Caindo no Brasil é o curador oficial da frente de educação do festival. Saiba mais.

XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. A Unisinos receberá o evento que tem como tema principal o legado e presença de Paulo Freire no Rio Grande do Sul. O encontro acontece entre os dias 3 e 5. O objetivo é promover um encontro de estudos, diálogos, reflexão crítica, as repercussões e as influências da presença de Paulo Freire no RS. Saiba mais

IV Seminário ForTEC. Evento acontece nos dias 29 e 30 na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O tema é “Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas“. O encontro tem o objetivo de compartilhar produções, discussões e estudos sobre os desafios do processo formativo mediado por tecnologias. Saiba mais

VIII Jornada Educação a Distância. Evento aborda Metodologias Ativas, Blended Learning, Sala de Aula Invertida, EaD na Educação Básica, entre outros. Ele acontece em SP, no dia 12, na Universidade Santo Amaro. Haverá palestras, debates, apresentações, demonstrações e workshops. Saiba mais

Seminário Online BNNC na Prática. O ciclo de webinars “Vozes da educação Moderna” convida especialistas em educação para refletir as particularidades da BNCC na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Serão 10 palestras transmitidas ao vivo. A palestra de lançamento será ministrada por Anna Penido, do Instituto Inspirare, responsável pelo portal Porvir. Saiba mais

Seminário Ensino Bilíngue e Pensamento Computacional. Encontro busca debater o ensino de competências e projetos voltados para o desenvolvimento dessas habilidades. O evento começa em maio e vai rodar todo o país durante os próximos meses para debater o assunto. Saiba mais.

Junho

2° Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas. O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de junho. Seu objetivo é possibilitar a integração entre diversos atores educacionais, através de um processo de reflexão e atualização sobre temas e desafios contemporâneos da educação. Saiba mais.

14º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. O tema do SENAED deste ano é  ”ED MEETS TECH”, ou seja, o encontro entre educação e tecnologia. O evento busca discutir o futuro da educação e reúne instituições de ensino, educadores, empresas de tecnologia, startups e investidores e será nos dias 29 e 29 de junho, em SP. Saiba mais.

Mesa Redonda Gênero e Relações de Poder na Matemática. Em parceria com o Colóquio do MAP, o Ciclo de Debates “Matemática: substantivo feminino” organiza a mesa redonda “Gênero e Relações de Poder na Matemática”. O encontro acontecerá no dia 8 de junho, às 14h, em SP. Saiba mais.

Medicalização da Infância: doenças que se pegam na escola. O encontro apresenta de forma introdutória os equívocos presentes na lógica do discurso dos profissionais da saúde e da educação que afirmam diagnósticos de TDAH e Dislexia. O evento acontecerá no Instituto Singularidades, em SP, no dia 16. Saiba mais.

Fotografia do Caio Dib, fundador do Caindo no Brasil, sorrindo e apoiado em uma árvore. Na sua camiseta está o texto "R.I.P aula chata".

OPEN DAY com Caio Dib. Pais, educadores e instituições de ensino precisam rever seus conceitos. Como as escolas e universidades estão se transformando para os novos cenários? O pesquisador e fundador do Caindo no Brasil, Caio Dib abre um debate sobre este tema tão atual no próximo Open Day, dia 16, na EBAC. Saiba mais.

Seja o piloto do seu cérebro – NeuroPractitioner. Esse workshop vai acontecer no dia 19 de junho, no IBFE, em SP. Gratuito e aberto ao público, o evento será ministrado por João Rilton. Ele apresentará caminhos para pessoas se tornarem conscientes das suas reações emocionais. Saiba mais.

Lançamento do Programa de Cooperação em Pesquisa. A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a UNESCO, promove o lançamento do Programa de Cooperação em Pesquisa, que com métodos abertos e colaborativos, disponibiliza instrumentos para aproximar o campo acadêmico dos desafios da gestão municipal. Será no dia 26, em SP. Saiba mais.

Julho

X Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. Este evento acontecerá junto com o I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial, que tem como tema “As Diferentes Linguagens no Mundo Contemporâneo”. Os eventos vão discutir sobre como a Cartografia na escola pode contribuir para a relação do ensino e aprendizagem em escolas e outros espaços, tanto físicos como virtuais, trazendo mais sentido e engajamento na educação. A abertura do colóquio será no dia 9 de julho. Saiba mais.

Diálogos Compartilhados – pós viagem Reggio Emilia. No dia 20 vai rolar um encontro na Casa Diálogos com Fabiane e Telma, criadoras do projeto. O objetivo do evento é compartilhar as vivências delas durante a viagem para a Itália, onde elas conheceram mais sobre esse modelo pedagógico. Saiba mais.

Agosto

2° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto, em SP. A edição deste ano focará nas eleições, com o tema “Por um jornalismo de educação relevante nas eleições”. Serão 2 dias de debates, plenárias e oficinas práticas. Saiba mais.

VIII Simpósio Interdisciplinar de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Esta edição tem como tema “Onde a Neurociência entra no modelo de educação atual? (Ensino Híbrido). Os eixos temáticos são Tecnologias, Singularidades, Mente, Cérebro e Computador. O evento será no dia 25, em SP. Saiba mais.

TALK: novas maneiras de educar e aprender. O seu curso de ensino superior vai te levar para onde? No dia 21, vai rolar um talk sobre tendências e alternativas para o ensino superior.  Nessa conversa, haverá a presença de Miguel Thompson, CEO da do Instituto Singularidades, Carsten Snedker, CEO da EBAC e mediação de Caio Dib, fundador do Caindo no Brasil! Saiba mais.

HUB: conexões para a educação do futuro. Todos precisam dialogar sobre o que é inovação na aprendizagem – e como ela pode ser inserida no dia a dia do ambiente escolar. Para promover esse entendimento, surge a conferência “HUB: conexões para a educação do futuro”. Evento reunirá educadores nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, no Museu do Amanhã, RJ. Saiba mais.

Exposição #OCUPASACY. O Sesc Interlagos, zona sul de São Paulo, está com essa exposição interativa voltada para a cultura popular brasileira. Com foco nas crianças, ela aborda o folclore e mostra para os pequenos o universo do saci. A visitação vai até o dia 2 de setembro, com entrada gratuita. Saiba mais.

Setembro

III Jornada Ibero-Americana: Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências na Educação. O evento tem como tema “A educação em tempos de incertezas” e vai debater sobre pesquisas na área das políticas públicas. O evento acontecerá em Brasília entre os dias 4 e 6. Saiba mais.

II Encontro do Fronteiras Educação: Justiça, tolerância e igualdade. Encontro abordará alguns temas-chave para a compreensão dos tempos atuais. Serão abordados ensinamentos de pensadores como Sócrates, Aristóteles, Platão e Tomás de Aquino, além de conceitos como tolerância e igualdade entre os cidadãos, envolvendo ideias de pensadores como Ai Weiwei, Edgar Morin, John Gray e Zygmunt Bauman. Será no dia 12, em SP. Saiba mais.

Lançamento do livro “O futuro chegou! E agora?”. Evento vai acontecer no dia 5, na Bahia. A obra foi escrita por Fabrício Cruz, pedagogo e Diretor Executivo da Atairu. Nela, o autor fala sobre a potência das tecnologias como ferramentas para melhorar a educação e a aprendizagem. Mas é preciso muito planejamento. Por isso, ele mostra como fazer essa ponte. Saiba mais.

Educa Week 2018. Esse evento reúne especialistas para debater e apresentar tendências e inovações aos gestores educacionais das escolas particulares do Brasil. Na sua segunda edição, o evento também vai lançar o Fórum Nacional de Escolas Particulares. Será no dias 24 e 27, em SP. Saiba mais.

Let’s Go Festival. Esse festival busca explorar novas tecnologias e suas aplicações a partir de experiências imersivas. Por isso, ele reune gestores, diretores e coordenadores engajados em promover a transformação educacional nas suas escolas. O evento acontece nos dias 25 e 26, em Curitiba, Paraná. Saiba mais.

Fotografia da exposição "Que monstro te mordeu?"

Exposição “Que Monstro Te Mordeu?”. Até o dia 28, o Centro Cultural Fiesp, em SP, recebe essa programação que aborda emoções com as crianças. A “Monstruosa Exposição dos Monstros“ tem curadoria de Teodoro Poppovic, que ajudou a idealizar o Castelo Rá Tim Bum. Saiba mais.

Outubro

IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. Esse evento propõe discutir a temática “Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar”. Seu objetivo é reforçar o compromisso da Universidade Pública com a promoção de espaços abertos de pensamento. Será nos dias 1 a 5, no RJ. Saiba mais.

24o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. O Ensino a Distância está em constante adaptação e tem muita potencialidade. Nesse contexto, o 24o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância terá como tema “Experimentação em EAD”. O evento acontecerá entre os dias 3 e 7 de outubro, em Florianópolis, SC. Saiba mais.

O Futuro da Educação Brasileira. No dia 24, na última semana antes do segundo turno das Eleições 2018, acontece a mesa redonda “O Futuro da Educação Brasileira: Análise Comparativa das propostas de Educação dos candidatos à Presidência da República”. O evento será das 18h às 21h30 e acontecerá no Auditório da Faculdade de Educação da USP. Saiba mais.  

Fotografia de um menino sentado no chão com outros colegas, sorrindo e segurando uma mini lousa com o número dois desenhado em giz branco.

IV Simpósio Internacional e Fórum sobre Adolescência e Educação. Simpósio vai abordar a educação nessa fase da vida e também dará continuidade ao Education Forum. Será nos dias 3 a 5, na UNIFESP, em SP, e esta edição também contará com uma atividade Pré-Simpósio, a “Oficina de Escutatória (Escola da Empatia), no dia 2 de outubro. Saiba mais

Novembro

II Congresso Internacional Comunicação e Educação & VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação. O congresso terá discussões sobre os 20 anos de educação midiática e perspectivas históricas e debates sobre a formação profissional e experiências inovadoras pela transformação social. O II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e o VIII Educom abrem espaço para 7 oficinas com duração de 3 horas e meia cada uma. Será nos dias 12 e 14, na ECA-USP. Saiba mais.

Cozinhando com o mestre Manish Jain. Encontro vai acontecer em SP, Paraty e Rio e busca unir pessoas interessadas em educação, cozinha e agricultura orgânica, não apenas para jantar, mas para cozinhar junto. A proposta é que todos aproveitem o espaço da cozinha para interagir e trocar experiências. Saiba mais. 

Encontro “Liberdade no Educar”. Evento será uma tarde de reflexões, conversas e práticas. A proposta é refletir e enxergar caminhos para as perguntas sobre esse assunto. Haverá a presença também de Ana Thomaz, educadora, pesquisadora e uma das criadoras da comunidade Amalaya. Será no dia 11, das 14h às 18h, em São Paulo. Saiba mais

Dezembro

Conferência Virtual de Protagonismo Juvenil. Com inscrições até o dia 31 de dezembro, esse evento 100% virtual e gratuito que ocorre anualmente vai reunir especialistas e jovens de todo o país para discutir sobre temas como autoconhecimento, inovação e tecnologia. Será nos dias 11,12 e 13 de janeiro. Saiba mais. 

Espaço BIC® Educa. A empresa lançou esse espaço no Museu Catavento, em São Paulo, com o objetivo de promover o aprendizado lúdico e  criatividade dos jovens. Assim, eles incentivam os visitantes a explorarem o universo da ciência por meio de curiosidades e oficinas de slime, lettering, colorir e escultura. Será nas férias de Janeiro. Saiba mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *