
Todo final de ano, fazemos uma lista de pessoas e iniciativas para você ficar de olho no ano seguinte. Em 2017, praticamente todos os citados lançaram novos projetos ou potencializaram ainda mais o trabalho que realizam pela educação brasileira. Nesse começo de 2019, repetimos algumas pessoas da última lista e adicionamos mais gente que está transformando a educação e vai dar o que falar:
Rafael Parente
Estava na nossa lista de 2018, é PhD em educação (NYU), foi CEO da Aondê/Conecturma, presidente do conselho do CEIPE e sócio-efetivo do Movimento Todos pela Educação. Fundou e dirigiu o LABi, Laboratório de Inovação Educacional, de 2014 a 2017. Foi subsecretário na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2013. Em 2019, ele assume o cargo de secretário de educação do Distrito Federal.
Vereda Educação
Uma escola “low cost low price” que pretende levar educação integral realmente de qualidade para todos por menos de R$600/mês. Em 2018, ela lançou sua primeira unidade com quase 2 mil alunos e estruturou uma escola interna para desenvolvimento de seus 120 professores. Em 2019, vai ampliar o número de estudantes atendidos e abrir turmas de Ensino Médio. Nos próximos anos, novas unidades serão abertas pelo Brasil.
Tabata Amaral
Cientista política formada pela Universidade de Harvard, foi uma das fundadoras do Mapa Educação e do Movimento Acredito. Filiada ao Partido Democrático Trabalhista, foi eleita deputada federal por São Paulo nas eleições de 2018, sendo a sexta candidata mais votada no estado, com 264.450 votos.
Tabata terá importante atuação no Congresso para defender pautas como o bloqueio da Escola Sem Partido, implementação da BNCC e a continuidade do FUNDEB.
Bancada da Educação
Um movimento da sociedade civil organizada que pretende criar uma união entorno da pauta da educação de qualidade e para todos junto ao Poder Legislativo. Diversos setores da sociedade conseguiram esse nível de organização e hoje conseguem defender pautas fortes com “bancadas” do agronegócio, da bala ou evangélica. A ideia, é criar uma estrutura para a pauta da educação ficar cada vez mais forte no país. Para isso, eles pretendem trabalhar de maneira colaborativa, a partir de pólos locais. Os principais objetivos da Bancada da Educação são:
- Conhecer a estrutura legislativa brasileira: primeiro Câmaras Municipais;
- Produzir material didático explicando o funcionamento das casas legislativas;
- Organizar grupos de bairro para discussões de pautas sobre educação e articulação com políticos locais;
- Construir uma pauta convergente;
- Identificar possíveis candidatos/coletivos;
- Eleger um vereador por capital em 2020.
Nós fizemos uma contribuição muito interessante para o canal Blink102, onde falamos um pouco mais sobre esse movimento. Você pode conferir o material aqui: https://bit.ly/2TFIL7g
Imagina 2030
Vocês se lembram do Imagina na Copa, que viajou o Brasil para registrar em vídeo projetos que estavam fazendo a diferença na área de impacto social? Nesse ano, eles começarão um novo projeto chamado Imagina 2030. Esse foi o ano que a ONU, governos, empresas – muita gente que manda no mundo – estabeleceu como prazo para que sejam atingidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: uma lista que resume os principais problemas do mundo hoje.
Parece papo de maluco, mas é seríssimo. E tem muitas pessoas que já estão revendo hoje suas escolhas e transformando suas vidas para que este futuro de fato aconteça. Cada uma do seu jeito, pelo seu caminho, mas tendo em vista um horizonte comum. O coletivo unirá pessoas interessadas em cada um dos temas para trabalharem juntos para que o Brasil alcance essas metas. Você pode se inscrever para participar desse movimento 🙂
Tem mais?
Existem outras dezenas de pessoas e projetos que estão se destacando. Essa pequena lista foi só um post provocativo para você perceber que 2019 vai ser incrível. Continue acompanhando a gente para ficar ligado nas melhores oportunidades da educação brasileira. Se inscreva na nossa newsletter semanal.