
Para mostrar a realidade nas salas de aula de escolas brasileiras, o Instituto Península reuniu algumas experiências no livro “Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil”. O livro tem autoria de professores e gestores de escolas públicas, urbanas e rurais, de todo o Brasil. A publicação foi coordenada por Katherine Merseth, professora sênior da Escola de Educação da Universidade de Harvard. A obra está disponível para download nas versões Português e Inglês neste link.
As narrativas abordam temas como bullying, violência, questões étnico-racionais, entre outras. As práticas compartilhadas buscam descrever situações reais da educação que extrapolam a dinâmica de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares. Os textos contam com observações do ponto de vista de professores, alunos, gestores e membros da comunidade escolar.

Heloisa Morel, diretora do Instituto Península enfatizou: “Buscamos trazer para o livro casos que sirvam de exemplo para inúmeros profissionais que vivem circunstâncias únicas. Com uma metodologia inovadora que aborda a realidade das escolas brasileiras como elemento de reflexão aos cursos de formação inicial no Brasil. Com isso, queremos criar um círculo virtuoso em torno de uma educação de qualidade e da troca de experiências, que permitam aos professores conduzir cada aluno ao seu máximo potencial”.
Método de instrução de casos é inédito no Brasil
O livro apresenta uma abordagem pedagógica denominada método de instrução de casos. Inédita na educação brasileira, foi trazida pelo Instituto Península. Ela tem o objetivo de mostrar formas de desenvolver habilidades como diagnosticar problemas, reconhecer múltiplas influências e perspectivas.
O conceito da metodologia visa estimular a discussão sobre situações difíceis e com grandes dilemas. “Aprender com o método de casos pode ser uma forma extremamente poderosa e agradável de adquirir novos conhecimentos e crescer como profissional. E, como a aprendizagem baseada em casos não traz respostas e soluções específicas, é uma forma de envolver os professores no exercício de sugerir e analisar possibilidades. Além disso, oferece oportunidade de construir uma compreensão ao ouvir interpretações e sugestões de outros”, explica a professora Katherine Merseth.
A publicação, em parceria com a Fundação Santillana. Também tem como colaboradores o Singularidades, iniciativa do Instituto Península para formação de professores. Além disso, também colaborou o David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), da Universidade de Harvard.
Quer ganhar um exemplar do livro?
Se você quiser ganhar um exemplar que recebemos do Instituto Península, siga as orientações do post do Instagram do Caindo no Brasil: https://goo.gl/Gqn8uS